quarta-feira, 1 de novembro de 2023

1 de Novembro: o dia que mudou Lisboa


E, de repente, eis-nos já chegados a Novembro! Já com muito trabalho, estudo e testes, este é também o mês em que os nossos meninos terão as primeiras férias de semestre, com as avaliações intercalares já à porta.
Hoje, dia 1 de Novembro, assinala-se o Dia de Todos os Santos, e também mais um aniversário do terramoto mais destruidor da história recente do nosso país.
A 1 de Novembro de 1755, Portugal acordou para o feriado religioso de forma relativamente tranquila. Contudo, perto das 9 da manhã, a terra tremeu violentamente num sismo que durou mais de 6 minutos. Uma enorme quantidade de construções acabou por ruir, matando centenas de pessoas. A população de Lisboa, uma das cidades mais afetadas, fugiu para junto do Tejo, onde acreditava estar mais segura. Mas uma onda de gigantescas dimensões acabou por causar ainda mais destruição, fazendo um número de mortos que até hoje não sabemos exatamente precisar.
A cidade foi ainda destruída por um violento incêndio que foi causado pelas inúmeras velas acesas em casas e igrejas para assinalar o Dia de Todos os Santos.
Lisboa nunca mais seria a mesma cidade. A sua reconstrução ficou a cargo de Marquês de Pombal, que a redefiniu e modernizou. Mas a memória deste dia ficou para sempre na nossa História como uma das datas mais catastróficas de sempre.
Há 268 anos, a manhã foi terrivelmente mortífera. Deixamos abaixo uma possível reconstituição de como tudo se terá passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário