segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Celebra-se o Dia Mundial da Alimentação


Hoje o mundo assinala o Dia da Alimentação. Parece, para muitos, uma data com pouca importância, sobretudo se pensarmos com a "perspetiva" dos países mais desenvolvidos, em que a abundância e o desperdício andam de mãos dadas. Talvez por isso, por essa "cegueira" que nos impede de ver outras realidades, esquecemo-nos de que há uma enorme quantidade de países nos quais o drama da falta de alimentos é quotidiano.
Em Portugal, em média cada cidadão desperdiça 184 kgs de alimentos por ano. É um número muito acima da média dos países da União Europeia, e é um número que devia preocupar-nos, sobretudo em tempo de maiores dificuldades económicas. De forma mais simplificada, cerca de 1/3 de toda a comida que compramos é deitada ao lixo.
Num dia em que devemos pensar nestas questões, deixamos algumas dicas que podem ajudar cada um de nós a reduzir o desperdício alimentar e, com isso, poupar dinheiro nas idas ao supermercado:
  • Fazer um planeamento das refeições antes de ir ao supermercado (assim, iremos comprar apenas as coisas que precisamos)
  • Não ir ao supermercado com fome ou antes de uma refeição, para evitar compras de impulso
  • Verificar o prazo de validade de todos os alimentos comprados, optando por escolher aqueles que têm um prazo mais alargado
  • Começar por consumir frutas e hortícolas mais maduros para evitar que eles apodreçam
  • Utilizar fruta amolecida para fazer batidos de fruta
  • O pão mais duro servirá para servir como torrada ou como base de tostas
  • As sobras de leguminosas servem para fazer uma sopa
Fazendo tudo isto, podemos todos economizar e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução do desperdício alimentar. Fazemos um esforço?

Sem comentários:

Enviar um comentário