quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Hoje é Dia do Animal!

No dia em que se celebra a vida de S. Francisco de Assis, assinala-se igualmente o Dia Mundial do
Animal. A data não é ao acaso: S. Francisco dedicou a vida ao cuidado dos mais pobres, dos doentes e foi o primeiro a preocupar-se com o bem-estar dos animais. Conta-se que pregava o amor e o cuidado por todos os seres vivos, e não apenas aos humanos. Até hoje. é ele o santo protetor de todos os animais.

A verdade é que a nossa civilização moderna nos afastou imensamente da Natureza. Nas nossas pequenas casas, pouco contacto mantemos com o exterior. A vida quotidiana, sempre com tempo contato, rouba-nos a experiência da Natureza e a perceção de que todos os seres vivos são importantes e necessários para manter este equilíbrio tão bonito e tão frágil que é a Vida.

Ainda assim, foi até na situação-extrema que vivemos na pandemia, fechados nos nossos espaços e impedidos de sair, que percebemos melhor a falta que nos faz o contacto com a luz do sol, o ar fresco, a Natureza e os animais. Adotaram-se inúmeros animais de companhia para encontrar algum sentimento de carinho, de alegria no quotidiano.

Porque os animais nos dão algo que dificilmente encontramos: amor, no seu estado mais puro. Eles amam incondicionalmente, sem pedir nada em troca. Amam, apenas. Quem viu já o olhar indefeso de um pequeno animal sabe o que é este amor.

Hoje, é dia de pensar um pouco sobre a importância, a imensa importância que os animais têm nas nossas vidas. É dia de retribuir esse amor tão grande e tão bonito que os animais sabem dar-nos. É dia de sair um bocadinho de nós e perceber que, sem cada um deles, o frágil equilíbrio do nosso planeta não se sustentará muito mais tempo.

Feliz dia do Animal!





Sem comentários:

Enviar um comentário